Organização Mundial do Movimento Escutista

A Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME, do inglês World Organization of the Scout Movement-WOSM) foi fundada em 1920, com o propósito de dar assistência aos membros das organizações Nacionais do Movimento Escutista.

O Movimento Escutista serve e educa jovens do mundo inteiro, pertencentes a todas as raças, cores, credos e condições sociais. A Organização Mundial do Movimento Escutista é uma organização independente, a nível mundial, apartidária e sem fins lucrativos, que serve o Movimento Escutista.

A finalidade da WOSM é promover a unidade e o entendimento do Escutismo nos seus propósitos e princípios, facilitando ao mesmo tempo a sua expansão e desenvolvimento. É reconhecido um único Movimento Escutista por país, sendo que onde houver ramificações, principalmente por motivos de religião ou língua é formada uma federação da WOSM .

Portugal é representado na WOSM pela Federação de Escutismo Portuguesa, que congrega o Corpo Nacional de Escutas (CNE) e a Associação de Escoteiros de Portugal (AEP).