Conferência Mundial

A Conferência Mundial é a "Assembleia Geral" do Movimento Escutista, e é composta por todos os membros da Organização Mundial: as Organizações Nacionais de Escuteiros.

A função da Conferência Mundial é a de analisar a política e as normas do Movimento Escutista em todo o mundo e, em face da situação mundial, formular a política geral da Organização Mundial, e tomar as medidas necessárias para favorecer os propósitos e metas do Movimento.

As Organizações Nacionais devem ser reconhecidas pela Conferência Mundial para se tornarem membros da WOSM - e só pode haver um representante por país. No caso de um país com mais de uma Associação dos Escuteiros, como é o caso português é formada uma federação para fins de coordenação nacional e de filiação mundial. As Organizações Membros podem ser representados nas Conferências Mundiais do Escutismo por um máximo de seis delegados.

A Conferência reúne-se de três em três anos e os observadores enviados pelas Organizações Escutistas Nacionais também são elegíveis para se registar e participar do evento. As delegações geralmente incluem comissários internacionais, os escuteiros responsáveis pelas relações com o WOSM e com as organizações de escuteiros de outros países.

Uma das funções da Conferência é a eleição dos membros do Comité Mundial do Escutismo, admitir novos países membros, e selecionar os locais para eventos mundiais , como sejam o Jamboree Mundial do Escutismo, o World Scout Moot, a Conferência Mundial do Escutismo e do Fórum da Juventude do Mundo Escutista.